Um incêndio de grandes proporções devastou lavouras de café, áreas de pastagem e trechos de mata nativa na comunidade de Córrego Paranazinho, zona rural de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. O fogo começou na noite de segunda-feira (29), depois que um morador teria colocado fogo em lixo, segundo informações iniciais.
As chamas se espalharam rapidamente e mobilizaram uma grande operação que reuniu Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e servidores da Secretaria Municipal de Obras. As equipes trabalharam por cerca de 11 horas ininterruptas para conter o incêndio.
De acordo com a Defesa Civil, 15,7 hectares — o equivalente a 15 campos de futebol — foram consumidos pelo fogo.
Na manhã desta terça-feira (30), as equipes retornaram ao local para monitorar possíveis novos focos e avaliar a extensão dos danos ambientais e agrícolas.
Apesar da gravidade e do rastro de destruição, não houve vítimas. A Prefeitura de Pancas reforçou o alerta sobre os riscos das queimadas e fez um apelo à conscientização da população, lembrando que atitudes imprudentes colocam em risco vidas, propriedades e a produção agrícola local.