Tocando Agora: ...

Escolas do ES podem ser obrigadas a ter detector de metal

Publicada em: 15/10/2025 09:46 -

O projeto que obriga detector de metal nas escolas foi aprovado pela Assembleia Legislativa

O Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 492/2022, de autoria da deputada Raquel Lessa (PP), que prevê a instalação de detectores de metais em escolas públicas e particulares do estado. A proposta recebeu uma emenda que deixa explícita a aplicação da medida também nas unidades da rede privada.

Outros quatro projetos que tratavam do mesmo tema, de autoria dos deputados Alcântaro Filho (Republicanos), Delegado Danilo Bahiense (PL), Adilson Espindula (PSD) e Pablo Muribeca (Republicanos), foram apensados à matéria principal.

Segundo a deputada Raquel Lessa, o objetivo é garantir mais segurança a alunos, professores e servidores. Ela destacou que a presença de detectores de metais nas escolas pode ajudar a evitar o ingresso de pessoas portando armas ou objetos que coloquem vidas em risco.

“Nossa proposta tem como cerne prezar pela segurança dos alunos, servidores e professores, evitando que ingressem nos prédios escolares pessoas portando armas de fogo ou artefatos que possam vir a ser utilizados para atentar contra a vida. Com sua aprovação, é certo que pais, alunos, servidores, professores e todos os capixabas poderão ter maior tranquilidade quando os estudantes estiverem em ambiente escolar”, afirmou a parlamentar.

O projeto da deputada foi protocolado em 25 de novembro de 2022, no mesmo dia em que um ataque em escolas de Aracruz resultou na morte de quatro pessoas. Apesar da coincidência temporal, o texto não faz menção direta à tragédia e também não especifica se a instalação dos detectores deve abranger instituições de ensino superior.

O ataque começou na manhã do dia 25 de novembro, por volta das 9h30, na Escola Estadual Primo Bitti. O atirador arrombou o cadeado e entrou na escola. O primeiro acesso foi à sala dos professores, onde ele atirou em 11 pessoas, duas delas morreram no local. Na sequência, o atirador foi para o Centro Educacional Praia de Coqueiral, onde atirou em outras três pessoas, sendo que uma morreu no local.

Com a aprovação do PL 492/2022, a proposta segue agora para sanção do governador Renato Casagrande, podendo se tornar lei estadual após a publicação no Diário Oficial.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...