Tocando Agora: ...

Casos de sarna humana acendem alerta em distrito no ES

Publicada em: 07/11/2025 10:12 -

Oito pessoas, incluindo duas crianças, foram diagnosticadas com a doença na zona rural de São Mateus

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, está em alerta após registrar um aumento de casos de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, no distrito de Nestor Gomes, na zona rural do município. Nos últimos 30 dias, oito pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Josiel Santana, o município tem acompanhado os casos e intensificado as ações de prevenção na comunidade. Entre os registros, duas crianças que frequentam escolas da região também foram diagnosticadas com escabiose.

“As crianças provavelmente frequentam escolas da região, mas não foram oito crianças. Entre as oito pessoas, duas eram crianças”, explicou o secretário.

A escabiose é uma infestação da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A transmissão ocorre por contato direto com a pele de uma pessoa infectada ou pelo uso de roupas, roupas de cama ou objetos contaminados.

“Esse ácaro, em contato com a pele, provoca muita coceira e pequenas bolinhas vermelhas. Quando isso acontece, o ideal é procurar atendimento médico na Unidade de Saúde”, orientou Santana.

De acordo com o secretário, o tratamento é simples e está disponível nas unidades de saúde do município. No entanto, ele reforça a importância de seguir corretamente as orientações médicas para evitar novas transmissões.

“A doença é transmitida pelo contato direto. Se uma criança ou adulto está com escabiose e mantém contato próximo com familiares, há grande chance de contaminação”, destacou.

A Secretaria de Saúde também reforçou as medidas de prevenção, que incluem:

Lavar as mãos com frequência;

Manter uma boa higiene corporal e doméstica;

Deixar janelas abertas para permitir a entrada de luz solar;

Lavar roupas de cama com água quente acima de 60°C;

Caso não seja possível, colocar lençóis e cobertores em sacos plásticos fechados por sete dias.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...