Com a proximidade do prazo para regularizar o Licenciamento Anual de 2025, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) emitiu um alerta importante: criminosos estão aplicando golpes com boletos falsos e sites clonados.
A recomendação é clara: cuidado redobrado ao pagar as taxas do seu veículo.
Veja como se proteger dos golpes:
Acesse sempre o site oficial do Detran|ES: Digite o endereço manualmente — www.detran.es.gov.br
diretamente no navegador. Não use sites de busca, pois links patrocinados podem levar a páginas falsas.
Ignore boletos enviados por WhatsApp, e-mail ou SMS: O Detran NÃO envia boletos ou cobranças por aplicativos de mensagem. Recebeu algo assim? É golpe!
Cheque o beneficiário antes de pagar: O único nome correto é “Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.”. Após o pagamento, o sistema deve exibir uma mensagem de confirmação.
Desconfie de “descontos imperdíveis”: Ofertas de quitação de débitos com grandes abatimentos geralmente são golpes. Não existe “meio preço” no licenciamento.
Caiu no golpe? Veja o que fazer:
Se você já pagou um boleto falso:
Procure imediatamente uma delegacia e leve o comprovante e o link do site usado.
Também é possível denunciar a fraude de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.
Fiscalização começa em outubro
O Detran|ES lembra que, a partir de 1º de outubro, o Licenciamento Anual de 2025 passa a ser exigido em todas as abordagens de trânsito.
Não há uma fiscalização específica para o licenciamento, mas a regularidade do documento é verificada durante qualquer blitz, operação ou abordagem policial.
O calendário completo com os prazos do IPVA, Licenciamento e início da fiscalização já está disponível no site oficial do Detran desde o fim do ano passado.
Não pagar pode sair caro!
Deixar o licenciamento em atraso é considerado infração gravíssima, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Penalidades:
Multa de R$ 293,47
7 pontos na CNH
Remoção do veículo ao pátio, caso não haja regularização no momento da abordagem.
Fique atento. Não caia em golpes. E mantenha seu veículo em dia!
Compartilhe este alerta e ajude a evitar que outras pessoas sejam vítimas de fraudes.